MERCADO

Fórum E-Commerce Brasil debate tendências e novos rumos do setor

Atualizado em 19 agosto, 2020

Players e especialistas do setor discutiram sobre tendências e desafios do varejo online durante o Fórum E-commerce Brasil 2020 – Edição Global, realizado de 28 a 30 julho. Por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, a edição deste ano foi online.

O evento contou com a participação de mais de 30 nomes de peso à frente dos painéis, como Neil Patel, co-fundador do Neil Patel Digital, Steve Wozniak, co-fundador da Apple, Vinod Suresh, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Wallmart Labs, Ricardo Dias, VP de Marketing na AMBEV, e o publicitário Washington Olivetto.

::Mercado de E-commerce

  • O Brasil apresentou alta de 150% nas vendas online durante a pandemia, com aumento de 39% no faturamento. O grande volume de entregas congestionou o sistema, ocasionando em atrasos. Isso mostra que o setor precisa desenvolver novas soluções de entrega.
  • Entre as tendências destacadas por especialistas está a “Live Commerce”, onde empresas passaram a utilizar as transmissões ao vivo para a venda de produtos. A modalidade se mostrou um excelente canal, pois possibilita ao consumidor a experiência de compra durante o entretenimento (Conteúdo + Entretenimento + Serviço = Venda). AMBEV e B2W (americanas.com.br) informaram que utilizaram dessa modalidade para realizar vendas com preços e condições diferenciadas garantindo mídia instantânea.
  • Diante do novo cenário- em que hotéis e resorts devem sofrer pressão para queda nos valores das diárias devido à redução nas viagens de avião e inseguranças causadas pela pandemia- as estratégias de promoções e ações devem ser focadas em experiências.
  • O setor de materiais de construção foi apontado com grande potencial de expansão pós-pandemia. Foi observada que a facilidade nas compras online trouxe ganhos de produtividade, assim a fatia de participação do e-commerce no faturamento deve aumentar.

:: Visão de varejistas brasileiros

  • Magazine Luiza destacou a importância da rápida adaptação aos novos cenários, a exemplo da venda de produtos de supermercado dentro do site para ajudar as pessoas que não podiam sair de casa. Como ação de marketing ofereceu frete grátis para todas as compras realizadas através do aplicativo, adicionou botão de denúncia contra a violência doméstica e expandiu a rede de distribuição.  Também habilitou as lojas físicas para entregar os produtos vendidos por seu Marketplace, buscando apoiar o pequeno varejista (aproximadamente 20.000 vendem dentro de sua plataforma).
  • A Via Varejo (Ponto Frio + Casas Bahia) relatou que o e-commerce foi o principal canal de vendas no início da pandemia, amortecendo o impacto do fechamento de 1070 lojas em todo país. A rede buscou soluções criativas, como o canal de vendas pelo Whatsapp. O potencial do mercado online é de 87 milhões de consumidores. Hoje, o setor é responsável por uma participação de 90% do mercado na China, 40% nos EUA e 30% no Brasil. Reduziu o tempo de habilitação de novo seller no Marketplace de 90 para 07 dias e devem iniciar a habilitação em tempo real.

:: Tendências nas operações

  • A atuação Ominichannel e vendas DTC também foram destaques. As empresas com operações mistas (on e off-line) crescem até 4x mais do que as com presença puramente online.
  • Para reduzir custos operacionais, grandes varejistas estão utilizando operações do modelo Dark Store, que consiste em manter um ponto físico menor que um CD para realizar entregas locais de maneira ágil. Muitas utilizam de pontos onde já tinham lojas normais convertendo-as em um mini CD para entrega/retirada de pedidos
  • Opção de pagamento por meio digital, sem dinheiro físico, para praticamente tudo. No Brasil essa forma de pagamento ganhou força com a entrada da Picpay.
  • Grandes players como Rappi e Mercado Livre discursaram sobre a importância do monitoramento da pandemia na China. Desde janeiro estavam monitorando os acontecimentos para tomar medidas assertivas na mitigação do impacto nos negócios. Para operar de maneira segura e produtiva, a Rappi disponibilizou produtos de higiene e proteção pessoal, como álcool gel, máscaras e luvas, além de serviços de desinfecção para os motoboys, mantendo a segurança e padrão de higiene dos equipamentos e veículos utilizados. Mercado Livre apostou na tecnologia, inclusive criando aplicativos para monitorar distanciamento dos colaboradores dentro dos CDs, e operou com equipes e turnos fixos para facilitar a rastreabilidade em colaborador infectado, facilitando as medidas de combate e controle.

:: Logística

  • No setor logístico ocorreu popularização e ganhou força o uso de lockers para retirada de produtos, facilitando a vida do consumidor e tornando o processo de entrega (sistema self-delivery) mais ágil.
  • Como gargalo para o e-commerce foi apontado o valor do frete e o prazo de entrega, que em alguns casos tornam a operação inviável. Algumas regiões do país chegam a levar de 50 a 60 dias para entrega, com isso o Mercado Livre vem investindo em Fullfilment e operações próprias utilizando pequenos entregadores.

:: Moda e Marketing Digital

  • Os empresários Ricardo Almeida, fundador e CEO da marca de mesmo nome, e Natalie Klein, fundadora da NK Stores, abordaram o conceito de roupas duráveis, moda temporal e coleções complementares. Com o aumento do consumo consciente, o setor vem lançando menos coleções e busca uma pegada mais sustentável, tentando oferecer não somente um produto, mas o conceito de experiência a seus clientes.
  • Para obter melhores índices de conversão, marketing e mídias digitais das empresas devem ficar atentos às informações que desejam transmitir e ter um bom planejamento. Nos últimos anos houve queda na audiência em anúncios spam, de 12 para 8 segundos, comprovando que muitos deles trazem taxa de conversão baixa.
  • Neil Patel trouxe detalhes de que 90% da informação consumida nas redes sociais são visuais e não textuais, chegando a ser 60 mil vezes maior durante a busca por conteúdo.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior