MERCADO

Indústria e Serviços puxam resultados positivos na abertura de vagas em SC

Atualizado em 21 junho, 2018

Estado criou 8.011 postos de trabalho formais em setembro

Santa Catarina permanece criando postos formais de trabalho, conforme os dados de setembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quinta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho. Depois de ter criado 6.130 empregos em agosto, em setembro o Estado criou 8.011 postos de trabalho formais, o que representa uma variação positiva de 30,7%. Em relação a setembro de 2016, o resultado positivo deste ano ganha ainda mais relevância, já que naquele mês o estado havia criado 3.550 postos formais de trabalho.

O resultado positivo do mês foi puxado pelos setores da Indústria, com 2.715 vagas a mais, e Serviços, com 2.422. Completam o quadro o Comércio, que contratou 2.072 trabalhadores, a Agropecuária, com 416, e a Construção Civil, com 386. No acumulado do ano, Santa Catarina tem resultado positivo de 35.453 postos de postos de trabalho a mais. Nos ano passado, o saldo acumulado para este mesmo período havia sido negativo em 6.931.

O resultado de setembro coloca Santa Catarina como uma das quatorze unidades da federação que apresentou resultado líquido positivo e o segundo estado que mais criou emprego no Brasil nesse mês, somente atrás de Pernambuco (13.992). “Os dados apontam uma melhora nas condições de empregabilidade da economia catarinense, puxados principalmente pela recuperação do comércio e da indústria, e também pela gradativa recuperação do crédito. O mês de setembro se torna ainda mais positivo, pois houve saldo positivo de vagas de emprego em todos os grandes setores da economia. Os resultados também reafirmam o crescimento da região do Vale do Itajaí- foi a mesorregião que mais criou emprego no período, com várias cidades em destaque”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Entre os municípios catarinenses, o destaque para o mês de setembro de 2017 fica por conta de São João Batista com a maior criação líquida de emprego (841, sendo a maior parte deles na Indústria, 829), seguido por Timbó, com 641, e Gaspar, com 636. Nesses últimos, o setor que mais contratou foi o de Serviços. No acumulado do ano, Joinville ocupa a primeira posição com 5.828 postos formais de trabalho criados, seguido por São José com 2.939 e Blumenau com 2.716.

Em âmbito nacional, o país criou 34.391 postos de trabalho formais em setembro- é o sexto mês seguido de saldo positivo. A indústria puxou a recuperação, com a criação de 24.305 empregos formais criados.