PESQUISA

Pesquisa da Fecomércio aponta aumento de efetivação nas vendas de Dia dos Namorados 2023

Atualizado em 04 julho, 2023

Entre uma das mais importantes datas para o comércio, o Dia dos Namorados promove um aquecimento na economia com casais que realizam troca de presentes, além de comemorações com jantares, encontros, viagens, entre outros, movimentando todo o setor de comércio, serviços e turismo. O Núcleo de Pesquisas da Fecomércio SC divulgou nesta semana o relatório de avaliação das vendas de Dia dos Namorados, que apontou dos consumidores que tinham intenção de realizar compras, 91,7% efetivaram as mesmas, um avanço histórico.

“Este cenário pode estar relacionado ao primeiro ano sem nenhum tipo de restrição da pandemia, incentivando os consumidores a trocarem presentes e realizaram comemorações. É um sinal muito claro da retomada do comércio e traz boas expectativas para demais datas comemorativas”, comemorou o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/relatorio-de-avaliacao-dia-dos-namorados-2023/

O gasto médio efetivado também aumentou. O investimento nos presentes para a data foi de R$169,25, 2% maior do que o ano de 2022, tendência apontada pela pesquisa de Intenção Fecomércio SC. Já a quantidade de presentes se mostrou estável. E em 2023 64,2% dos consumidores que compraram presentes para presentear na data também realizaram comemorações, 37,9% realizando em serviços como bares e restaurantes.

Um total de 78,9% dos consumidores realizaram as compras, planejadas (efetivação) ou não, enquanto 21,1% não realizaram as compras.  “Quando analisamos o indicador do status da compra (comprou ou não) a questão do poder de compra ganha peso, pois as duas menores faixas de renda foram as que menos realizaram compras para a data”, explicou a analista de pesquisa, Ana Carolina Rocha.

Em 2023 mais consumidores compraram seus presentes na véspera o que dialoga com o tipo de compra, que foi predominantemente em lojas físicas. O vestuário foi o segmento de presente mais comprado no geral do estado. O atendimento continua sendo bem avaliado, mas em 2023 o critério melhor avaliado foi a agilidade, não a cordialidade, como em outros anos. A cidade de Florianópolis foi a que demonstrou uma melhor experiência de compra, com nota atendimento.

No que tange os consumidores que não realizaram compras para a data, o motivo com mais citações foi o fato de não ter namorado (a), ou pessoal para presentear (44,4%), mas a falta de dinheiro aparece em segundo lugar, com três em cada dez não realizando por falta de dinheiro, em alinhamento com os indicadores do perfil desse estrato, com menor renda, como já apontado.

Foram entrevistados 2.100 consumidores em sete cidades: Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau, Joinville, Lages e Itajaí, entre os dias 13 a 23 de junho. A pesquisa tem significância de 95% e a margem de erro estimada para os municípios de 5,8% e de 2,3% para o estado. A metodologia aplicada foi de pesquisa quantitativa por amostragem. A técnica de coleta de dados foi a de entrevista pessoal individual aplicada com base em questionário estruturado. O universo foi o de homens e mulheres maiores de 18 anos.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior