PESQUISA

Pesquisa de Verão 2023/24 revela crescimento do turismo em Santa Catarina

Atualizado em 20 março, 2024

Os resultados da 12ª edição da Pesquisa de Verão 2023/24 no Litoral Catarinense foram divulgados nesta terça-feira (19), em Florianópolis, pela Câmara Empresarial do Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC).

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/pesquisa-turismo-de-verao-no-litoral-catarinense-2024/

A pesquisa revelou dados fundamentais sobre o perfil e o comportamento dos turistas, bem como o impacto econômico da temporada de verão nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul. “Essas informações são cruciais para o desenvolvimento de estratégias que visam fortalecer o setor turístico e impulsionar a competitividade nos próximos anos”, explicou o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.

O evento contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, que destacou as mudanças constantes no turismo. “Para acompanharmos essa evolução, precisamos nos basear em pesquisas. A Fecomércio é um parceiro essencial nesse processo, pois nos fornece dados valiosos que nos permitem tomar decisões estratégicas. Através da análise e da constante busca por inovações, podemos garantir que o turismo catarinense continue crescendo e se consolidando como um dos principais setores da economia do estado”, pontua Evandro.

“Com a criação da Estação de Inverno de SC, estamos expandindo a oferta turística do estado e buscando novos mercados. Participamos de feiras e eventos nacionais e internacionais para apresentar nossos produtos e serviços, sempre buscando ser competitivos. O verão é um produto consolidado, mas a concorrência é grande. A estação de Inverno, por outro lado, oferece oportunidades durante todo o ano”, completa o secretário de Turismo.

O evento também contou com a participação do Coordenador de Ações Estratégicas da Regional-Sul da Embratur, Luciano Boico.

Sobre a Pesquisa de Verão

A Pesquisa de Verão 2023/24 destaca um crescimento de 4,7% no número de turistas em excursões esse ano, impactando no tamanho médio dos grupos, que passou de 4 para 5,5 pessoas. Além disso, Florianópolis e Balneário Camboriú foram os destinos mais populares entre os turistas estrangeiros, enquanto São Francisco do Sul e Laguna foram os preferidos pelos turistas nacionais.

A maioria dos visitantes que desfrutaram do Litoral Catarinense foram brasileiros (82,7%). Quanto aos estrangeiros, os argentinos mantiveram a maior fatia, com 11,3%.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior