PESQUISA

Resultado de vendas da Páscoa aponta catarinense comedido em 2018

Atualizado em 12 abril, 2018

A primeira data comemorativa do ano movimentou o comércio em março. Conforme a Pesquisa de Resultado de Vendas da Páscoa, realizada pela Fecomércio SC com empresários de sete cidades, os resultados foram um pouco mais doces na comparação com os demais meses do ano, com alta de 9,2% no faturamento. Já em relação ao ano passado, o recuo foi de 2,6%.

Leia a pesquisa na íntegra

Os estabelecimentos registraram ticket médio 6,5% maior nesta Páscoa (R$ 113,43) na comparação com 2017 (R$ 106,48), mas o volume de vendas não foi suficiente para reverter a queda no caixa. Entre as cidades pesquisadas, Chapecó (R$146,83) se destaca com o maior ticket, em contraponto a Blumenau (R$103,70) com o menor.

Pelo menos 8% dos estabelecimentos contrataram temporários para atender a demanda no período. Enquanto Lages foi a cidade que mais ampliou o quadro funcional para a data (13%), Criciúma foi mais cautelosa nas contratações (3,1%).

“A sobra do estoque mostra que as expectativas do mercado estão mais ajustadas à realidade: este ano o índice foi de 9,3%, bem abaixo de 2017 (23,5%) e de 2016 (36,8%). Desde o ano passado os indicadores estão melhorando, então a expectativa do empresário é de recuperação das vendas nas próximas datas”, avalia o presidente da Federação, Bruno Breithaupt. A cidade que mais consumiu seu estoque inicial foi Lages (7,3%). Por outro lado, em Florianópolis e Chapecó 11,5% dos produtos não foram vendidos.

A pesquisa de resultado de vendas da Páscoa foi realizada pela Fecomércio SC com 324 estabelecimentos, divididos nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages, entre os dias 2 e 4 de abril.

Pesquisa de Avaliação dos Consumidores

A Fecomércio SC acompanha o comportamento do mercado com três pesquisas: intenção de compras, resultado de vendas e avaliação do consumidor. A última traz a percepção dos consumidores após a data, com
informações sobre o gasto médio por segmento, quais foram os presentes mais comprados, perfil de quem presenteou, principais locais de compra, avaliação do atendimento, entre outros indicadores.

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