ECONOMIA

Vendas em agosto reforçam tendência de recuperação do comércio catarinense

Atualizado em 08 outubro, 2020

O resultado do volume de vendas em agosto consolida a tendência de recuperação do comércio em Santa Catarina, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (8) pelo IBGE. A retomada do emprego, liberação de FGTS e a continuidade do auxílio emergencial refletiram no desempenho.

O varejo ampliado, que inclui materiais de construção e veículos, praticamente cobriu suas perdas ao registrar variação de -0,1% no acumulado de 2020. Na comparação mensal, o crescimento no volume de vendas foi de 1,6% no restrito e 3,6% no ampliado, enquanto no Brasil esses indicadores foram de 3,4% e 4,6%, respectivamente, o que levou o índice do comércio varejista para os maiores patamares históricos. Apesar da desaceleração relativa, Santa Catarina encontra-se em situação consideravelmente melhor, uma vez que o país ainda não cobriu as perdas no acumulado do ano (-0,9% restrito e -5,0% ampliado).

O grupo que apresentou maior recuperação ao nível nacional e estadual foi o de Tecidos, vestuário e calçados, que em Santa Catarina cresceu 9,6% em comparação com mesmo mês do ano passado, minimizando as perdas no acumulado para -12,2%. O frio e a perspectiva de mudanças de estação movimentaram o segmento, revertendo o represamento anterior do consumo.

Os quatro segmentos que já se encontravam em patamares positivos continuaram a crescer, apesar de os supermercados e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos apresentarem desaceleração e estagnação. Veículos, motocicletas, partes e peças e artigos de uso pessoal e doméstico também apresentaram recuperação relativa e redução das perdas no acumulado, que ficaram respectivamente em -11,9% e -10,9%.

Atividades que já estavam no vermelho continuaram a agravar as perdas, como é o caso de livros, jornais, revistas e papelaria, que acumularam queda de 30,4% no seu volume de vendas, assim como equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que recuaram 36,6% no ano.

Ao cruzar com os dados de emprego do CAGED, constata-se que a dinâmica do volume de vendas e receita nominal também impactou positivamente no estoque de emprego no estado, puxado pelo grupo de Materiais de Construção (+535 PFT), produtos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos e artigos médicos, ópticos e ortopédicos (+217 PFT) e comércio varejista de mercadorias em geral, sem predominância de Produtos Alimentícios (+237 PFT), que é especialmente ligado a lojas de departamentos.

Variação da receita

No acumulado de 2020, a disparidade entre volume de vendas e receita nominal continuou a crescer nas atividades de hiper e supermercados, principalmente devido às pressões inflacionárias no setor de alimentos, assim como reduziu no caso de móveis e eletrodomésticos, que era o principal grupo a apresentar uma disparidade negativa (volume de vendas [7,7%] maior que a receita nominal [4,0%]), o que indica uma melhora no perfil dos preços e ticket médio do segmento.

Nos demais grupos, a variação da receita nominal tendeu a ser maior do que o volume de vendas, excetuando-se combustíveis e lubrificantes (-11,3% contra -13,9%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-36,6% contra -39,8%). Os segmentos com maiores dificuldades explicam, em parte, a piora relativa no desempenho do varejo restrito em Santa Catarina e merecem especial atenção. A retomada deve ser sustentada em todos os setores, para evitar a reversão na tendência de recuperação do volume de vendas e receita nominal.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior