ECONOMIA

Vendas para dia das mães aquecem comércio catarinense

Atualizado em 20 maio, 2021

A segunda data mais esperada do ano pelos lojistas aqueceu as vendas do comércio varejista em 2021, conforme aponta a Pesquisa de Resultado de Vendas do Dia das Mães, realizada pela Fecomércio SC. A pesquisa mostrou que o ticket médio foi de R$ 278,88, crescimento de 30,3% frente ao ano anterior. Em termos reais, o aumento foi de 22,0%, considerando a inflação acumulada de 12 meses em 6,7%.

>Leia a pesquisa na íntegra

Os dados apontam uma inversão do cenário relatado em 2020. A variação do faturamento das empresas, tanto em relação ao período de Dia das Mães de 2020, quanto em relação aos demais meses do ano, foram positivos. Houve aumento de 27,75% frente ao ano anterior e crescimento de 18,81% em relação aos demais períodos do ano.

A contratação de funcionários extras para atender a demanda ampliou. Dentre as empresas pesquisadas, 15,45% indicaram novas contratações, acréscimo de 7,45 pontos percentuais em comparação a 2020.

A pesquisa foi realizada com 382 empresas do comércio catarinense em sete cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Veja a síntese dos dados: