ECONOMIA

Comércio catarinense tem ligeira alta no volume de vendas em fevereiro

Atualizado em 25 abril, 2023

O volume de vendas do comércio catarinense registrou ligeira alta de 0,4% em fevereiro, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (25) pelo IBGE. Este resultado é significativamente menor do que o mês anterior (4,9%).  No cenário nacional o movimento foi oposto, com queda de -0,1% no volume de vendas.

>> > Leia a análise completa da PMC Fev/2023

O varejo restrito também avançou na comparação com fevereiro de 2022 (5,3%), no acumulado no ano (6,2%) e no acumulado dos últimos 12 meses (1,9%). No Brasil, os aumentos foram de 1,0%, 1,8% e 1,3%, respectivamente.

O desempenho do comércio catarinense frente ao nacional pode ter sido influenciado, entre outros fatores, pelo nível de renda médio maior no Estado, o final da temporada de verão, que movimentou o comércio das cidades litorâneas, e também o retorno do Carnaval.

Já o varejo ampliado- que considera  os setores de veículos, motos, partes e peças, material de construção e o Atacarejo- registrou queda de 0,6% na passagem do mês. No acumulado no ano e em 12 meses, a alta foi de  6,2% e de 2,6%.

Desempenho dos setores

Dos onze grupos pesquisados, seis recuaram em fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior: Material de construção apresentou a maior queda (-10,9%), seguido de Móveis e eletrodomésticos (-6,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,9%), Tecidos, vestuário e calçados (-4,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,5%) e com a menor redução Veículos, motos, partes e peças (-0,7%).

Os três que registraram altas foram Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (32,0%), Combustíveis e lubrificantes (21,1%) e Atacarejo (13,2%)- desempenho que podem estar associadas ao final do período de férias escolares e início das aulas na rede pública e na privada.

Confira os dados no painel de BI:

Utilize o zoom ou a seta no canto inferior para ampliar

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília