INSTITUCIONAL

VP da Fecomércio SC participa de audiência e reunião da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, em Brasília

Atualizado em 13 abril, 2023

O vice-presidente de Gestão e Finanças, Bento Ferrari, representou a Fecomércio SC na reunião da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (12), em Brasília. O ministro Luiz Marinho apresentou o Plano de Trabalho do MTE e defendeu a redução de juros para a geração de empregos, a atuação preventiva contra o trabalho degradante (análogo ao escravo), a criação de um fundo de investimentos para alavancar o rendimento do FGTS e a revisão da legislação trabalhistas e do sistema sindical.

Marinho também abordou sobre o salário mínimo de R$ 1.320,00 e a política de valorização, que serão enviados em maio, e o saque aniversário do FGTS para redução dos impactos ao fundo.

Entre as metas para o primeiro semestre está a regulamentação do trabalho por aplicativos no sentido de garantir proteção social, trazendo clareza no enquadramento econômico dos aplicativos. Segundo ele, o modelo de contratação não deve ser uma imposição de lei, mas sim uma opção para aqueles que queiram se enquadrar ou não na CLT. Sobre a revisão da regulamentação trabalhista, comentou que não trata-se de um “revogaço”, mas sim de uma revisão discutida com todos os setores e representações, com o fortalecimento dos sindicatos e da negociação coletiva.

Outros pontos discutidos foram a necessidade de considerar o impacto da concorrência desleal com produtos vindos do exterior na geração de emprego, a redução da jornada de trabalho e a expansão da desoneração da folha, com a transferência para a arrecadação em cima dos resultados das empresas.

Agenda do COFEM

Os presidentes e representantes das entidades que compõem o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) também cumpriram agenda em Brasília nesta semana. O COFEM visitou todos os parlamentares catarinenses que integram a bancada federal e participou de audiência pública da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, que debateu os impactos da terceirização no mercado de trabalho, em especial após a entrada em vigor da Lei da Terceirização e da Reforma Trabalhista.

O encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que estava previsto para a tarde de terça-feira foi adiado por conta de uma cirurgia realizada pelo parlamentar.

Durante as visitas, os representantes do COFEM defenderam mais investimentos em infraestrutura e discutiram questões que afetam o setor. À noite, foi realizado um jantar de integração entre o COFEM e os parlamentares, que contou com a presença do governador Jorginho Mello, em que foram discutidas estratégias para agilizar a conclusão de obras em rodovias de Santa Catarina, que estão atrasadas há anos.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior